Importância do cinto de segurança

A Importância do Cinto de Segurança no Trabalho

Compartilhe!
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Os trabalhadores do mundo todo se deparam diariamente com muitos riscos provenientes de sua profissão. Para exercer as atividades trabalhistas, os funcionários precisam de segurança, pois só assim as coisas serão feitas com atenção e boa vontade. Existem muitas formas de garantir a segurança dos trabalhadores para evitar acidentes e doenças ocupacionais, como os EPIs.

Os EPIs (Equipamentos de Proteção Individuais), são obrigatórios em todas as empresas, e os trabalhadores têm o dever de usá-los de forma correta e de avisar a um responsável quando surgir algum defeito em seus equipamentos.

São vários os equipamentos de proteção que existem para cuidar da saúde e vida dos trabalhadores, entre os mais essenciais está o cinto de segurança.

A importância do cinto de segurança para o trabalho

O cinto de segurança é um equipamento de proteção individual usado nas áreas de trabalho que envolvem a altura. Os profissionais que trabalham em construções, com instalações elétricas, limpando janelas e outras atividades, devem sempre usar o cinto de segurança.

O cinto de segurança autorizado para usar nas atividades do trabalho em altura, é o cinto tipo paraquedista, esse equipamento divide o peso do corpo do trabalhador em queda livre por diversos pontos, nos quais estão as coxas e o peito. Esse cinto de segurança no ambiente de trabalho minimiza lesões na coluna, que podem acontecer com o impacto de tração no estiramento do talabarte, que é o cabo com gancho que prende o cinto.

Outro tipo de cinto de segurança usado no ambiente de trabalho é o cinto de segurança abdominal, que envolve apenas a cintura, no entanto, ele só pode ser usado como um limitador de distância horizontal.

A empresa tem o dever de antes dos seus funcionários iniciarem uma atividade nas alturas, estudar diversas formas seguras para prender o cinto de segurança. Se não tiver uma opção melhor, o responsável deve colocar um cabo de aço para prender o cinto e permitir que o profissional se desloque.

Os cintos de segurança jamais poderão ser fixados em cordas sintéticas ou de fibras naturais para se deslocar na altura, pois, são materiais fracos que podem se partir durante a atividade, isso quer dizer, que somente é permitido o uso de cabos de aço.

Nos deslocamentos verticais sem proteção, deve ser usado cinto de segurança conectado a um dispositivo que trava as quedas.

Trabalhos sobre andaimes exigem o uso do cinto de segurança e na hora de montar e desmontar os andaimes também é exigido o uso do cinto de segurança. Os trabalhadores devem sempre usar o cinto de segurança para preservar a vida das quedas que podem acontecer a qualquer hora.

Conclusão sobre a importância dos cintos

Portanto o uso do cinto de segurança no trabalho é tão essencial como o uso do cinto de segurança no trânsito, porque ele salva vidas. Todos os profissionais que exercem atividades nas alturas não podem abrir mão do cinto de segurança e caso repare que o seu equipamento está com algum defeito, procure seu chefe que ele deverá dar-lhe um cinto novo. Os donos de empresas devem adquirir somente equipamentos de proteção testados e aprovados por um órgão competente.

Compartilhe!
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *