Como evitar acidentes de trabalho

Como Evitar Acidentes no Trabalho

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No mundo todo, as pessoas precisam trabalhar, pois é a única forma de viver, no entanto, empregados e empresas devem ter vários cuidados para evitar os acidentes, que ainda ocorrem com muita frequência.

Os acidentes de trabalho ocorrem por diversos motivos, nos quais estão: falta de segurança para os trabalhadores nas empresas, desinteresse dos próprios funcionários ao realizarem determinadas atividades, falta de qualificação profissional, baixas condições no ambiente de trabalho e movimentos repetitivos, isso e muito mais, são alguns dos fatores que causam esses acidentes.

No dia 27 de julho se comemora o Dia Nacional de Prevenção aos Acidentes de Trabalho, e como não é novidade, todos os anos milhares de trabalhadores são vítimas de acidentes de trabalho, causados, em especial, pela falta de atenção do profissional e o descaso de empresas que não se preocupam com a segurança dos seus empregados.

Dicas para evitar acidentes de trabalho

1 – A segurança do trabalho só funciona se a empresa e os funcionários se conscientizarem que para evitar os acidentes de trabalho, é preciso ter muito cuidado, não só na prática das atividades, como também no trajeto para o trabalho. As empresas têm a obrigação de realizar palestras para explicar tudo que é necessário para a segurança do estabelecimento, e principalmente dos empregados.

2 – A empresa deve deixar claro para todos os seus funcionários, todos os riscos a que estão expostos no ambiente de trabalho.

3 – Os empregados devem fazer de tudo para não se distraírem durante as suas atividades profissionais, principalmente, aqueles que trabalham com máquinas e equipamentos pesados.

4 – Não se divirta na hora do trabalho, deixe isso para seus horários de folga.

5 – Faça todas as suas atividades profissionais com perfeição e sem pressa, assim garantirá um ótimo trabalho, sem acidentes.

6 – Se tiver alguma dúvida em relação a algum trabalho que terá que fazer, pergunte ao seu supervisor ou chefe, porque, realizar trabalhos sem saber o que está fazendo é um fator de risco que pode causar um grave acidente.

7 – Se trabalha operando uma máquina ou equipamento, e percebeu que ele está com algum problema, comunique o ocorrido imediatamente para seu chefe, assim poderá se livrar até de um acidente fatal.

8 – Não fume em locais da empresa que são proibidos fumar, ainda mais se tiver produtos inflamáveis ou oferecer riscos de explosões, sem falar que cigarro faz muito mal à saúde.

9 – Se trabalha com ferramentas e elas estão velhas, não improvise, fale com a empresa que tem a obrigação de fornecer ferramentas novas, afinal o trabalho que está fazendo é para ela.

10 – Trabalhos de eletricistas só devem ser realizados por profissionais qualificados, porque a eletricidade é uma das principais causadoras de acidentes e mortes no trabalho.

11 – Respeite as ordens do seu chefe, e antes de começar a trabalhar em uma determinada empresa, conheça todas as regras e normas de segurança do ambiente em que vai trabalhar.

12 – Use todos os equipamentos de proteção, pois, mesmo que eles sejam incômodos são essenciais para mantê-lo em segurança.

13 – Tenha cuidado com o seu corpo, especialmente, suas mãos que são muito expostas aos mais diversos perigos no trabalho.

Como podemos ver, para evitar acidentes no trabalho, o principal, é ter atenção no que está fazendo, ficar esperto, caso surja algum defeito no equipamento de trabalho e exigir segurança na empresa que trabalha, fazendo isso, será quase impossível sofrer algum acidente.

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