Importância da SIPAT nas Empresas

Todo mundo precisa trabalhar, porém com o passar dos anos na mesma empresa e realizando as mesmas atividades, os trabalhadores começam a sentir cansaço, estresse, a produtividade diminui, trabalha na posição errada e se tornam pessoas desatentas. Tudo isso pode causar as temidas doenças ocupacionais, que são provenientes dos movimentos repetidos das atividades e até sofrerem um acidente de trabalho que pode deixar o funcionário incapacitado para o trabalho e até levá-lo a morte.

Todos esses problemas e muito mais podem ser evitados com a realização de uma SIPAT na empresa.

Importância da SIPAT nas empresas

Importância da SIPAT nas empresas

A SIPAT é muito importante para as empresas, porque, ela tem como objetivo melhorar o ambiente de trabalho prevenindo as doenças ocupacionais, os acidentes de trabalho e outros contratempos.

A SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho) foi criada para a prevenção de acidentes de trabalho e doenças do trabalho. Ela é obrigatória e deve ser realizada dentro das empresas pela CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), a realização deve ser feita durante toda uma semana e uma vez ao ano. Lembrando que a SIPAT é obrigatória para todas as empresas que possuem funcionários com carteira assinada.

A importância da SIPAT nas empresas é que ela é capaz de conscientizar os trabalhadores sobre as coisas erradas que estão fazendo dentro do ambiente de trabalho e que muitos problemas podem ser resolvidos para prevenir acidentes e doenças e melhorar a qualidade de vida dos profissionais.

Benefícios da SIPAT para uma empresa

Por meio de palestras, massagens, jogos, teatro, música e outras atividades, a SIPAT pode aumentar a produtividade dos trabalhadores, diminuir os acidentes de trabalho, os profissionais começam a respeitar mais as normas de segurança da companhia, a comunicação entre os trabalhadores se torna mais fácil, os patrões e os empregados começam a se comunicar melhor, o ambiente de trabalho fica melhor e os trabalhadores aprendem como usar de forma correta os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), porque se forem usados da forma certa podem evitar até acidentes fatais.

Assuntos abordados em uma SIPAT

São muitos os assuntos abordados em uma SIPAT, entre os quais podemos destacar: acidentes na empresa e em casa, estresse, ergonomia, vícios (drogas, alcoolismo e tabagismo), conscientização ambiental, prevenção de acidentes, trânsito, o uso correto dos equipamentos de segurança individuais, doenças sexualmente transmissíveis e a importância de relatar a um superior qualquer problema que esteja acontecendo no ambiente de trabalho.

No site da empresa Conceito Zen há diversas outras sugestões de atividades para semana da SIPAT que você pode conferir e ver a que mais será adequada para sua empresa.

A culpa não é apenas da empresa

Quando uma empresa oferece uma vez ao ano uma SIPAT para seus trabalhadores e mesmo assim continuam ocorrendo os problemas mentais e físicos, é porque, o problema está também com os profissionais. Na verdade, a empresa é responsável pelos seus trabalhadores, mas eles também são, por isso, cabe a eles relatar qualquer problema que apareça, evitar os vícios dentro da empresa e quando for realizar uma atividade perigosa deve checar o equipamento para que não haja nenhum problema. Outra coisa, as doenças ocupacionais também podem ser evitadas pelos trabalhadores, basta eles ficarem na posição certa para exercer o seu trabalho.

Portanto, as empresas têm a obrigação de oferecer a SIPAT para todos os seus trabalhadores, isso evitará muitas coisas ruins, pois, os profissionais serão conscientizados da sua importância dentro de uma companhia e que podem evitar muitas coisas ruins.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *