O Que Abordar em uma Palestra de Segurança do Trabalho

Compartilhe!
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Conforme citação no site da empresa Conceito Zen, a “segurança do trabalho é uma ciência criada para diminuir os riscos de acidentes de trabalho e de doenças ocupacionais“.

Os profissionais em segurança do trabalho têm como função ficar por dentro de todas as condições de um ambiente de trabalho e conseguir formas para resolver todos os problemas para garantir a integridade física dos trabalhadores.

Entre as diversas maneiras de evitar os acidentes e doenças provenientes do trabalho, estão as palestras, que tem como intuito conscientizar os trabalhadores e os donos de empresas de tudo relacionado à segurança do trabalho.

O que abordar em uma palestra de segurança do trabalho

Uso dos equipamentos de proteção – A utilização dos equipamentos de segurança é um assunto muito importante que deve fazer parte de todas as palestras, pois esses equipamentos podem salvar vidas.

O uso dos equipamentos de proteção individual (EPI) garante a saúde do trabalhador e diminuem os riscos de acidentes. Eles são indicados, especialmente, quando o uso de equipamentos de proteção coletiva não for eficiente para combater as doenças ocupacionais e os acidentes de trabalho.

Nas palestras a importância do uso de equipamentos de proteção deve ser abordada de forma simples, com histórias reais, desenhos, vídeos e tudo mais que possa conscientizar os trabalhadores e seus patrões da grande importância desses equipamentos.

Prevenção de acidentes do trabalho – Esse assunto é obrigatório em todas as palestras, afinal o foco principal é prevenir os acidentes de trabalho. O palestrante deve falar que o principal responsável pela segurança em um ambiente de trabalho é o próprio trabalhador, pois cabe a ele informar sobre as irregularidades do lugar e falar do que precisa para realizar  suas atividades.

Os trabalhadores não devem se sentir obrigados a trabalhar sem as condições necessárias, e seu empregador não pode demiti-los por causa disso, pois os trabalhadores são protegidos pela lei.

Comportamento e atitudes de segurança – Em uma palestra, é preciso falar do comportamento e das atitudes de segurança que devem ter os trabalhadores e os empregadores. Nessa etapa é necessário refletir e analisar cada etapa a ser cumprida durante o processo de trabalho.

Antes de realizar qualquer trabalho é preciso estar ciente de todos os riscos que a tarefa oferece, verificar se os equipamentos de segurança são adequados e se os profissionais são realmente qualificados para determinada atividade.

Diálogos de segurança – A palestra deve mostrar a todos os profissionais que os diálogos de segurança são essenciais para um bom dia de trabalho. Esses diálogos são muito importantes para implantar a cultura de segurança em todas as áreas de uma empresa, desenvolvendo nos colaboradores o hábito da conversa sobre assuntos relativos à saúde e segurança do trabalho.

Outros assuntos que devem ser abordados em uma palestra de segurança do trabalho são: a importância da atenção na hora de realizar uma atividade de trabalho, prevenção de DSTs, evitar fumar, beber bebida alcoólica e se drogar no ambiente de trabalho, a importância da postura correta na hora de realizar um trabalho e muito mais.

Portanto, as palestras são muito importantes para evitar os mais variados acidentes de trabalho, por isso, é essencial que elas sejam realizadas dentro das empresas, pois só assim, os trabalhadores e os donos das empresas se conscientizarão das suas obrigações em relação à segurança do trabalho.

Compartilhe!
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *